Siga Nossas Redes Sociais

Brasília

Números de homicídios no DF são os menores no primeiro trimestre em 25 anos

Postado

em

Foto:Divulgação/SSP-DF

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) divulgou, nesta segunda-feira (8), dados sobre a redução da criminalidade no Distrito Federal. O primeiro trimestre de 2024 teve destaque pela queda de homicídios: comparado com o mesmo período de 2023, registrou redução de 21,1% dos crimes consumados, sendo o menor índice dos últimos 25 anos.

Os categorizados crimes violentos letais intencionais (CVLIs) também apresentaram o menor registro no acumulado dos três meses de 2024. Foram 60 casos registrados, o que corresponde à redução de 23,11%. Além disso, não houve registro de feminicídios em março. A SSP-DF criou um eixo exclusivo para a temática: o Mulher Mais Segura.

A organização reúne medidas preventivas e tecnológicas voltadas à proteção da mulher e ao combate à violência doméstica e familiar. Atualmente, 682 pessoas, entre vítimas e agressores, foram monitoradas pelas tecnologias da pasta. Nos primeiros três meses deste ano, dez homens foram presos por terem violado as medidas estabelecidas pelo Judiciário. Ano passado, 43 agressores foram presos.

O papel do videomonitoramento tem feito diferença, com presença em quase todas as regiões administrativas. Os crimes contra o patrimônio também apresentaram queda no período (-21%), com destaque para os roubos a pedestres (- 36,4%) e a comércios (-34,5%). Os roubos em transporte coletivo tiveram redução de 64%. O roubo a comércio apresentou redução de -41,9%. Houve, ainda, redução dos roubos em residência (-35,4%) e de veículos (-31%).