Siga Nossas Redes Sociais

Samambaia

Moda Sustentável Ganha Espaço no DF: Mas Desafios Persistem nas Periferias

Pesquisa aponta que empreendedoras de moda sustentável na Samambaia lutam para manter seus negócios ativos com dignidade.

Postado

em

A moda sustentável vem ganhando cada vez mais espaço entre os moradores do Distrito Federal. Mas, afinal, o que significa moda sustentável? Este movimento busca valorizar o produtor local, promovendo uma produção mais consciente, com foco na qualidade e exclusividade dos produtos.

No entanto, a realidade nas áreas periféricas do DF ainda enfrenta grandes desafios, como a falta de estrutura adequada, segurança insuficiente, condições de trabalho indignas e a carência de apoio institucional.

Uma pesquisa recente realizada em Samambaia pelos alunos do programa Qualifica + Cultura revelou que existe um grande número de empreendedoras de moda sustentável local vivendo em condições de trabalho precárias.

Segundo uma vendedora ambulante de moda sustentável, há uma luta constante pelo direito ao trabalho nas ruas de Samambaia. “Em geral, está faltando segurança. Além disso, ficamos na rua e não temos o apoio para uma boa estrutura. E quando o DF Legal cisma, não conseguimos trabalhar de jeito nenhum,” diz a vendedora.

Situações como essas ocorrem em todo o Distrito Federal, prejudicando as vendedoras e suas famílias que dependem exclusivamente dessa renda para sobreviver. Em relato dado aos estudantes, uma das vendedoras contou que começou a vender as peças para ajudar financeiramente a sua mãe, que ficou doente.

Portanto, a pesquisa concluiu que essas empreendedoras locais precisam de projetos que contribuam para melhorias financeiras e estruturais. Isso pode acontecer por meio de doações diretas a essas empreendedoras e parcerias alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Dessa forma, a moda sustentável poderá realmente circular de maneira positiva e ética.

Por: Esther Santos; Juliana Dourado; Andreia Helena Dias e Apilzórias. Supervisionado pela professora do curso de Jornalismo do projeto Qualifica mais Cultura – Edição Samambaia. Foto: Paulo Atos